O programa "Jovens, agentes de Esperança" é uma iniciativa da Fundação Jornada, herdeira da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e tem por objetivo estimular a participação ativa de jovens entre 15 e 35 anos, residentes em Portugal, através de execução de projetos nas áreas da educação, espiritualidade, cidadania, saúde mental e sustentabilidade, tendo ainda como eixos transversais às áreas referidas, os temas: sustentabilidade e ecologia integral; arte, cultura e desporto; e inclusão de jovens com deficiência.
Cada projeto selecionado pode receber entre 10 e 30 mil euros, num total de 360 mil euros, provenientes dos lucros da JMJ Lisboa 2023. A avaliação das candidaturas vai ser feita com base em 4 critérios técnicos: impacto e alcance nos jovens, coerência e potencial da solução, relevância do projeto e visibilidade de execução. Nos critérios de ponderação haverá especial atenção aos projetos “que tenham como foco principal a promoção da dignidade, os direitos e a inclusão ativa de jovens com deficiência” e que sejam promovidas ou “em consórcio com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil ou com os secretariados diocesanos da pastoral juvenil”.
A Fundação Jornada, que é presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa, tem como grande objetivo multiplicar os frutos da JMJ 2023 e “aproximar os jovens de Deus”, bem como capacitá-los para serem “cidadãos ativos e dinamizadores de iniciativas de impacto na sociedade”.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 16 de dezembro através do portal oficial da instituição, em www.fundacaojornada.pt, onde se encontram disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição, assim como um guia de apoio ao preenchimento das candidaturas.