O Papa Leão XIV nomeou hoje, quinta feira, o arcebispo espanhol D. Andrés Carrascosa Coso, de 69 anos, como núncio apostólico em Portugal, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé. O novo diplomata sucede a D. Ivo Scapolo, cuja renúncia ao cargo foi aceite pelo Papa a 23 de Maio.
Natural de Cuenca, Espanha, onde nasceu a 16 de Dezembro de 1955, Carrascosa Coso foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou cedo o percurso diplomático ao serviço da Santa Sé, após formação em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana e entrada na Academia Eclesiástica Pontifícia.
Ao longo da carreira, passou por diversas missões diplomáticas, incluindo as nunciaturas de Monróvia e Copenhaga, bem como a Secretaria de Estado do Vaticano. Representou ainda a Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra, no Brasil e no Canadá. Foi núncio na República do Congo e no Gabão a partir de 2004, no Panamá desde 2009 e, mais recentemente, no Equador, onde servia desde 2017.
Fluente em várias línguas, entre elas português, é autor do livro “A Santa Sé e a Conferência sobre a Segurança e a Cooperação na Europa”. Em 2008 recebeu a Ordem de Isabel, a Católica, pela proximidade demonstrada aos missionários espanhóis.
Com esta nomeação, Carrascosa Coso torna-se o novo representante diplomático do Papa em Portugal.