A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) já saudou hoje a nomeação de D. Andrés Carrascosa Coso como novo núncio apostólico em Portugal, destacando a importância da sua chegada para reforçar os laços entre a Igreja Católica no país e a Santa Sé.
Em declaração divulgada pela Agência Ecclesia, o presidente da CEP, D. José Ornelas, sublinhou a “mais-valia” que o prelado espanhol representa, atendendo ao seu vasto percurso diplomático e pastoral ao serviço da Igreja. “Este nosso relacionamento, que já é muito bom, poderá ser ainda mais dinamizado com a sua presença”, afirmou.
A nomeação do novo representante pontifício acontece mais de seis meses após a renúncia do anterior núncio, D. Ivo Scapolo. Para D. José Ornelas, a chegada de Carrascosa Coso permitirá revitalizar “os diversos canais de comunicação e de ligação da comunhão eclesial”, num espírito de sinodalidade.
O presidente da CEP agradeceu ainda a carta que recebeu do prelado espanhol, na qual o novo núncio expressa total disponibilidade para colaborar, conhecer e dialogar com a Igreja em Portugal. Na mesma mensagem, Carrascosa Coso afirma que chega “com vontade de escutar e aprender”, garantindo não trazer “nenhum programa pessoal”, mas o desejo de ser “expressão da atenção e do amor do Santo Padre”.
Numa nota oficial, a CEP manifesta “alegria” pela nomeação, assegurando ao novo núncio a sua “proximidade e oração”, confiando à intercessão de Nossa Senhora de Fátima os frutos da missão que agora inicia. O novo embaixador da Santa Sé compromete-se a visitar dioceses, institutos religiosos, paróquias e seminários, “com a atitude de encontrar, ouvir, dialogar, partilhar e trabalhar em conjunto”.