Começou hoje, em Roma, o Jubileu dos Jovens, que, segundo a organização, vai reunir quase um milhão de participantes de 147 países. Portugal marca presença com mais de 11 mil peregrinos.
“Esta é a juventude do Papa”, grito que marcou a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023, com a presença do Papa Francisco, voltou a ecoar durante largos minutos na Praça de São Pedro. Entre cânticos, palmas e bandeiras de todos os continentes, cerca de 120 mil jovens participaram na Missa de boas-vindas, presidida em nome de Leão XIV por D. Rino Fisichella, pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pelo Jubileu.
O arcebispo saudou os jovens em várias línguas, lembrando os que vieram de zonas de guerra, “da Ucrânia à Palestina”, e pediu que todos sintam “o abraço da fraternidade que nos torna um só corpo”. Incentivou ainda os peregrinos a viverem estes dias “com alegria e espiritualidade, atentos à presença do Senhor”.
O programa segue o modelo de uma Jornada Mundial da Juventude, com encontros nas praças da cidade, momentos culturais e espirituais, confissões no Circo Máximo e a grande vigília com o Papa, no sábado em Tor Vergata, culminando com a Missa de envio no domingo.