O Papa Leão XIV enviou uma mensagem de condolências e solidariedade a propósito das graves consequências da passagem da Depressão Kristin por Portugal, que deixou um cenário “particularmente devastador no centro do país”.
Na mensagem dirigida a D. José Ornelas Carvalho, S.C.I., Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e enviada à Imprensa, o Santo Padre exprime “o seu pesar pelas pessoas que perderam a vida”, unindo-se espiritualmente à dor dos familiares.
O Papa lembra também, “de muito perto”, a situação dos feridos, dos desalojados e de todos os que ficaram seriamente afetados pelos estragos da tempestade, assegurando a sua oração pelas autoridades nacionais e locais e por todas as instituições civis, militares e religiosas envolvidas no socorro.
Com “vivo reconhecimento” pelo empenho das organizações eclesiais e pela “espontânea entreajuda” entre cidadãos, o Santo Padre suplica a Deus “o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã” e concede uma bênção apostólica, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.
A mensagem foi assinada por Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade.