Domingos Fezas Vital, embaixador cessante de Portugal junto da Santa Sé, revelou que o Papa Leão XIV lhe expressou a vontade de regressar a Portugal “logo que possível”. A declaração foi feita no âmbito de uma entrevista conjunta à Renascença e à Agência Ecclesia, que será transmitida no próximo domingo.
“Disse-me uma coisa que eu registo, que foi o seu desejo de poder voltar a Portugal logo que possível. Foi aquilo tudo que eu queria ouvir”, afirmou o diplomata, referindo-se ao encontro de despedida com o Santo Padre, no passado dia 5 de Julho, no Vaticano.
O embaixador, que deixa funções após atingir o limite de idade, sublinhou que a manifestação de vontade partiu do próprio Papa: “A iniciativa foi dele e foi a de me dizer e de me confirmar a sua vontade de visitar Portugal, de voltar a Portugal depois de lá ter estado para essa ocasião extraordinária que foi a Jornada Mundial da Juventude.”
Domingos Fezas Vital acrescentou que Leão XIV está consciente do afeto que o povo português nutre por ele: “O Papa sabe que há uma enorme vontade em Portugal de o acolher.”
Até ao momento, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) não comentou a intenção manifestada pelo Papa. Contudo, em Maio, o seu presidente, D. José Ornelas, afirmou, durante a apresentação da Peregrinação Aniversária ao Santuário de Fátima, que “haveria tempo” para confirmar o “convite espontâneo” feito pelo cardeal António Marto, logo após a eleição pontifícia.