O Papa Leão XIV defendeu esta manhã, no Vaticano, o desarmamento global e o reforço da diplomacia multilateral como caminho essencial para a superação dos conflitos. O Santo Padre falava durante a primeira audiência do novo pontífice com o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, realizada na Sala Clementina do Palácio Apostólico.
No seu discurso, Leão XIV apelou aos líderes mundiais para que abandonem a produção de armas, sublinhando que a paz se constrói no coração e começa com o diálogo e o respeito mútuo.
De acordo com a agência Ecclesia, o Papa lembrou que a liberdade religiosa é essencial para a construção de contextos de paz, sublinhando a importância do diálogo entre religiões. Evocou também o seu antecessor, Francisco, destacando o seu compromisso com os pobres, a crise ecológica e os desafios da inteligência artificial.
O pontífice assinalou ainda que o seu pontificado começa durante o Jubileu da Esperança, uma oportunidade, disse, para deixar para trás os conflitos e construir juntos um mundo mais justo e pacífico.