O cardeal D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa, será o 38.º cardeal a votar no Conclave que começa amanhã, quarta-feira, no Vaticano, assumindo a primazia entre os quatro eleitores portugueses presentes na Capela Sistina.
A informação foi divulgada hoje, terça-feira, através de um vídeo oficial do Vaticano, que apresenta a ordem de precedência dos 133 cardeais eleitores. Esta disposição, enraizada na tradição da Igreja, determina a sequência das procissões, juramentos e votações durante o período da Sede Vacante, que sucede à morte do Papa Francisco.
Além de D. Manuel Clemente, outros três cardeais portugueses integram o colégio eleitoral: D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, que votará em 59.º lugar; D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, que surge em 97.º; e D. José Tolentino Mendonça, até agora prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que será o 118.º a depositar o voto.
A ordem estabelecida tem por base a data em que os cardeais foram criados e a ordem a que pertencem — episcopal, presbiteral ou diaconal — uma prática que remonta aos primeiros séculos do cristianismo em Roma.
Esta será a primeira participação de todos os quatro cardeais num conclave, elevando para 14 o número total de cardeais portugueses que participaram na escolha de um novo Papa desde 1903.
___________
*com Vatican News