Está tudo a postos para o início do Conclave que vai eleger o sucessor do Papa Francisco. Os 133 cardeais eleitores já estão reunidos em Roma e, segundo informou o Vaticano esta manhã, pernoitarão a partir desta noite na Casa de Santa Marta. Amanhã, seguirão em procissão até à Capela Sistina, onde, a partir das 16h30 (menos uma em Lisboa), se dará início ao processo de eleição do novo Sumo Pontífice.
Entretanto, já foi divulgado o nome do cardeal responsável por anunciar ao mundo a identidade do novo Papa. Trata-se do francês Dominique Mamberti, de 73 anos, atual protodiácono da Igreja Católica. Será ele quem proclamará o célebre “Habemus Papam” da varanda central da Basílica de São Pedro, logo após a eleição.
A expressão tradicional foi utilizada pela primeira vez em 1417, aquando da eleição do Papa Martinho V, que pôs fim ao Grande Cisma do Ocidente. Desde então, cabe ao cardeal protodiácono, o mais antigo na ordem dos diáconos do Colégio Cardinalício, o papel de anunciar o novo líder da Igreja Católica.
Além de proclamar o nome do eleito, Mamberti será também o responsável por impor o pálio — insígnia litúrgica de lã branca — ao novo Papa, durante a missa de início de pontificado, e acompanhará o pontífice nas mensagens urbi et orbi da Páscoa e do Natal.
Dominique Mamberti sucede, neste papel, a figuras como Pericle Felici (1978), Jorge Arturo Medina Estévez (2005) e Jean-Louis Tauran (2013), que anunciaram as eleições de João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, respetivamente.
O Conclave inicia-se amanhã, e o mundo aguarda com expectativa o fumo branco que marcará o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica.
________________
*com agências