O Vaticano anunciou que a cerimónia de encerramento da urna do Papa Francisco terá lugar na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, às 20h00, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O rito será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.
Desde a manhã de hoje, os restos mortais do Santo Padre, anteriormente em Casa Santa Marta, encontram-se expostos na Basílica de São Pedro, permitindo que os fiéis prestem a sua última homenagem.
Segundo o comunicado do Gabinete das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, a cerimónia contará com a presença dos cardeais Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, Roger Michael Mahony, Dominique Mamberti, protodiácono, e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro. Estarão igualmente presentes o cardeal Pietro Parolin, antigo Secretário de Estado, Baldassare Reina, vigário-geral da Diocese de Roma, e Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício.
Entre os participantes estarão ainda altos responsáveis da Cúria Romana, como o monsenhor Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado, monsenhor Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo, e monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia, além dos cônegos do Capítulo Vaticano, confessores ordinários e os secretários do Santo Padre. Todos os participantes estão convocados para as 19h30 junto ao Altar da Confissão.
No sábado, dia 26 de abril, após a Missa Exequial, o corpo de Papa Francisco será conduzido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde decorrerá a cerimónia de tumulação, também presidida pelo cardeal camerlengo, seguindo o rito estabelecido para os funerais papais.
Esta despedida marca o encerramento de uma etapa histórica no pontificado contemporâneo, com milhares de fiéis e líderes religiosos a acompanharem este momento solene de luto e de fé.