Numa deslocação inesperada, o Papa Francisco deixou ontem a Casa de Santa Marta para rezar junto ao túmulo de São Pio X, na Basílica de São Pedro. O momento, que aconteceu por volta do meio-dia (hora de Portugal Continental), foi marcado pela emoção dos presentes, como relata o portal oficial do Vaticano, Vatican News.
Chegou em cadeira de rodas, com auxílio de cânulas nasais e protegido contra o frio, o Santo Padre permaneceu cerca de dez minutos em oração silenciosa diante do túmulo de um dos Papas que mais admira. Segundo o Vaticano, Francisco é devoto de São Pio X, que liderou a Igreja Católica entre 1903 e 1914, sendo recordado pelo atual Papa como um exemplo de fé, humildade e força espiritual.
“Comove-nos vê-lo assim, ‘à paisana’, simples. Todos choravam, até o pessoal da segurança”, contou monsenhor Valerio Di Palma, cónego da Basílica, aos meios de comunicação do Vaticano.
A visita rapidamente atraiu uma centena de fiéis que estavam no local, entre turistas, peregrinos e trabalhadores envolvidos em obras de restauro. O Papa cumprimentou vários deles, abençoou crianças e conversou com alguns visitantes.
A devoção de Francisco por Pio X não é recente. Em 2024, assinou o prefácio do livro Homenagem a Pio X. Retratos contemporâneos, do padre Lucio Bonora, onde descreve o santo como “um Papa manso e forte”, cuja missão destacou a centralidade da Eucaristia na vida cristã.