A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã desta sexta-feira, 4 de Abril, uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o Santo Padre apresenta "ligeiras melhorias", especialmente no que se refere à função respiratória, motora e ao uso da voz.
Segundo Bruni, os exames de sangue realizados recentemente mostram sinais positivos, com melhorias nos “indicadores infeciosos”. Contudo, a oxigenação do Papa Francisco diminuiu ligeiramente ao longo do dia, sendo necessária a administração de oxigênio de alto débito durante a noite, com o uso de cânulas nasais.
Apesar de se encontar no período de recuperação, na Casa de Santa Marta, onde reside, o Papa “continua a trabalhar, acompanha as actividades da Cúria, os acontecimentos da Igreja, recebe documentos para estudar e assinar". Esta manhã, acompanhou a pregação da Quaresma do padre Pasolini, na Sala Paulo VI. Na última quarta-feira, o Sumo Pontífice acompanhou a Missa em memória dos 20 anos da morte de São João Paulo II.
A forma como o Papa participará na recitação do Ângelus no domingo, dia 6 de Abril, será comunicada no sábado, sendo expectável que possa vir a ter uma “abordagem diferente”, já que, nas últimas semanas, o Vaticano tem divulgado apenas o texto escrito pelo Papa.