No vídeo de intenção de Oração para o mês de Abril, o Papa Francisco faz um alerta sobre o uso excessivo das novas tecnologias, particularmente o telemóvel, em detrimento das interações humanas.
O Papa expressa o desejo de que olhemos "menos as telas" e "mais nos olhos". Francisco destaca que a tecnologia, embora fruto da inteligência humana, deve ser usada de forma ética e equilibrada, sem excluir ou isolar ninguém, e deve beneficiar a todos, especialmente os mais vulneráveis.
O Santo Padre chama a atenção para que as tecnologias sejam usadas para unir as pessoas, ajudar os necessitados, melhorar as condições dos doentes e promover a cultura do encontro, sem perder de vista a dignidade humana, e sublinha que, quando usamos a tecnologia de maneira responsável, ela pode ajudar a enfrentar grandes desafios como a pobreza e a mudança climática.
O Papa também alerta sobre os riscos da tecnologia mal utilizada, como o isolamento, o ciberbullying e a exacerbação das desigualdades sociais. Ele pede que a tecnologia seja um instrumento para promover o bem comum, respeitando os direitos e a dignidade de cada pessoa.
Por fim, o Francisco exorta os fiéis a refletirem sobre o impacto da tecnologia nas suas vidas e a usá-la de forma a contribuir para o bem de todos, respeitando sempre a dignidade humana.
O «O Vídeo do Papa» deste mês de Abril foi desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa com a colaboração de Coronation Media e do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.