O Papa Francisco terá alta este domingo, 23 de Março, 38 dias depois de ter sido internado no Hospital Gemelli, em Roma. A notícia foi confirmada pelo cirurgião Sergio Alfari, que coordena a equipa médica responsável pelo Santo Padre.
“A boa notícia, que acredito que todos esperam, é que o Santo Padre terá alta e voltará a Santa Marta”, declarou o médico durante uma conferência de imprensa realizada na tarde de hoje, sábado, 22 de Março, na referida unidade hospitalar.
Francisco foi internado a 14 de Fevereiro devido a uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que evoluiu para uma pneumonia bilateral. O cirurgião revelou que o Papa enfrentou dois momentos críticos, nos quais a sua vida esteve em risco, mas nunca precisou de entubação.
Nos últimos dias, os exames mostraram uma recuperação significativa, permitindo o regresso ao Vaticano. No entanto, Francisco continuará a tomar medicação oral e precisará de um período de convalescença de pelo menos dois meses.
O médico Luigi Carbone, que acompanhará Francisco em Santa Marta, reforçou que o Papa precisará de oxigénio e fisioterapia respiratória e motora. “Está muito feliz e ansioso por voltar para casa”, afirmou.
Segundo Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, Francisco manteve as suas atividades durante o internamento e irá saudar os fiéis este domingo ao meio-dia, da janela do hospital, após a recitação do Ângelus.
Sobre a celebração da Páscoa, a Santa Sé informou que a decisão será tomada com base na evolução do seu estado de saúde. A recuperação do Papa traz alívio ao mundo católico, que acompanhou com preocupação o seu estado de saúde. Agora, espera-se que Francisco retome gradualmente a sua missão, seguindo as recomendações médicas para garantir uma recuperação completa.
Foto – Vaticano News