A passagem da tempestade Kristin pela Cova da Iria provocou a queda de dezenas de árvores no Santuário de Fátima, na sequência de rajadas de vento que atingiram cerca de 140 quilómetros por hora, informou hoje a instituição.
Segundo uma nota divulgada online pelo Santuário de Fátima, os estragos mais significativos verificaram-se nos cedros e pinheiros das alamedas do Recinto de Oração, registando-se igualmente quedas de árvores nas traseiras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário e na zona dos Valinhos.
Apesar da violência do temporal, o património edificado sofreu apenas danos de pequena monta em algumas infraestruturas. A Capelinha das Aparições e a centenária azinheira, locais de especial significado para os peregrinos, não sofreram qualquer dano.
Os acessos ao Recinto de Oração encontram-se já desobstruídos, estando os trabalhos de remoção de árvores e limpeza a decorrer desde as primeiras horas da manhã, devendo prolongar-se pelos próximos dias.
A depressão Kristin causou estragos significativos em várias regiões do país, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a registar mais de 5.000 ocorrências. O mau tempo provocou até ao momento a morte de seis pessoas, afetando de forma particular o distrito de Leiria.