Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/be16933f25dab31b43d7898c19e6c07e.jpeg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/57136a91a192068211e70099c889d831.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/9d358a6b47a3ebb0b7a1289fa8a9f734.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/be35cdd0941c554f5741080145ce37e9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/5fc46a34d755e1227e631b9c2db5aab6.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/11d28c94f2cdb6a5ca6a1bba85bade69.jpg
Escolas Católicas pedem cidadania com mais espiritualidade e voluntariado
APEC saúda eliminação de conteúdos sobre identidade de género e defende inclusão de temas religiosos e ações solidárias na formação integral dos alunos.
Por João Naia
Publicado em 07/08/2025 18:56
Sociedade

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) saudou ontem, quarta-feira, dia 6 de agosto, a eliminação dos conteúdos referentes à identidade de género na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito da consulta pública promovida pelo Governo sobre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais da disciplina.

De acordo com o comunicado divulgado pela Agência Ecclesia, a APEC considera “especialmente oportuna” esta decisão, alegando que os conteúdos agora retirados tinham um “caráter ideológico e não científico”. A associação propõe ainda uma revisão do documento “Referencial de Educação para a Saúde” (2017), que, segundo o mesmo comunicado, “continua vigente” e aborda a temática da identidade de género.

A associação defende também a inclusão da dimensão espiritual, transcendente e religiosa nos conteúdos da disciplina, afirmando que esta é “absolutamente constitutiva da pessoa” e relevante para “o entendimento e a promoção dos diálogos inter-religioso e multicultural”.

Outro ponto destacado pela APEC prende-se com a eliminação da dimensão do voluntariado, lamentando que esta tenha sido retirada da proposta curricular. Ainda que não seja necessário voltar a integrá-la como “tema organizador”, a associação propõe que a prática do voluntariado possa ser incluída “ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes”, sublinhando o seu valor “formativo” no desenvolvimento do carácter cívico dos alunos.

Por fim, a APEC manifesta-se favorável à manutenção da matriz transversal e interdisciplinar da disciplina, no âmbito da flexibilidade curricular, da autonomia pedagógica e do respeito pelas liberdades de ensinar e aprender.

Comentários