Uma petição iniciada este Domingo, 13 de agosto, propõe uma saudação pública às câmaras de Lisboa e Loures pela iniciativa de atribuir o nome do Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente à ponte construída no Parque Tejo para a Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto deste ano.
A iniciativa das autarquias tem sido objecto de protesto e nesse sentido surgiu uma petição pública a correr na internet saudando os responsáveis autárquicos de Lisboa e Loures, salientando que “homenagear o Senhor Patriarca D. Manuel Clemente com o nome desta ponte é reconhecer a sua importância na decisão de realizar a JMJ em Portugal, mas também reconhecer um cidadão que elevou o nome do país, pelas suas capacidades humanas, intelectuais e espirituais”.
O texto da petição aponta o Cardeal D.Manuel Clemente como “um grande bispo do Patriarcado de Lisboa” que “contribuiu de forma decisiva para a revitalização da sociedade civil católica e teve também uma enorme influência na sociedade portuguesa durante o seu pontificado”.
A petição que conta já ao fim desta manhã de segunda-feira com mais de 6 mil assinaturas propõe ainda a atribuição do nome do Papa Francisco ao Parque Tejo, “fazendo assim memória deste acontecimento único para as nossas duas cidades”, refere o texto disponível em JMJ: saudação e apelo aos presidentes da Câmara de Lisboa e Loures : Petição Pública. .
foto: Agência Ecclesia