Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/be16933f25dab31b43d7898c19e6c07e.jpeg
Requalificação do Mercado de Benfica vai começar este ano
17/03/2023 13:39 em Freguesia de Benfica

As obras de requalificação do Mercado de Benfica vão arrancar ainda este ano e devem ficar concluídas no prazo de 24 meses. O custo rondará 9 milhões de euros. O anúncio, feito pela vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, foi a maior novidade saída da Reunião Pública Descentralizada do município que teve lugar ao final da tarde de ontem, no Salão Nobre da Escola Superior de Educação do Politécnico da capital.

 

Mobilidade e habitação foram os pratos fortes da Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa. Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o Executivo liderado por Carlos Moedas voltou ao contacto directo com os munícipes, desta feita com os da freguesia de Benfica. E ouvi-los foi o único ponto da Ordem de Trabalhos. “Estamos aqui para ouvir as vossas queixas e, todos juntos, tentarmos resolver os problemas”, disse Moedas na abertura da sessão, que se prolongou por mais de cinco horas.

 

As cerca de duas centenas de pessoas que encheram a belíssima sala do Politécnico lisboeta, assistiram a um verdadeiro desfile de queixumes e lamentos, feitos nos mais diferentes tons, sobre uma realidade que não pode ser escamoteada: os fregueses de Benfica confrontam-se com problemas que precisam de ser solucionados. Uns mais antigos e mais graves do que outros, mas todos a pedirem a maior atenção e a célere intervenção da autarquia.

 

 Da acumulação de lixo na zona envolvente do Fonte Nova, à degradação e falta de equipamentos dos parques infantis na Quinta da Granja; de uma associação de reformados que espera e desespera pela mudança de instalações, até à falta de lombas que limite a velocidade da Avenida Gomes Pereira; ou da deficiente iluminação em algumas artérias da freguesia até à requalificação do Mercado de Benfica. E foi aqui que surgiu a grande notícia: as obras deste icónico mercado alfacinha vão arrancar ainda este ano, devendo estar concluídas dentro de 24 meses. Para não atrapalhar o normal funcionamento daquele espaço, a empreitada vai ser feita de forma faseada e o seu custo deverá ascender a 9 milhões de euro

 

De resto, esta Reunião Pública Descentralizada da CML foi marcada quase na totalidade pela discussão da Mobilidade, sobretudo a falta de lugares de estacionamento e também do parque habitacional altamente degradado, especialmente, a falta de habitação a preços acessíveis para a população mais jovem.

 

No final, já o relógio tinha ultrapassado as 22 horas, a Rádio Amparo ouviu em exclusivo o presidente da autarquia de Lisboa. Carlos Moedas, destacou a participação “muito rica” dos fregueses de Benfica, tendo deixado a promessa de solução para as inúmeras queixas que ouviu. Também ouvido pela Rádio Amparo, Ricardo Marques, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, disse-se “satisfeito e tranquilo” com os resultados da reunião, desvalorizando uma ou outra critica a si dirigidas.

 

Texto e Foto:

João Naia

COMENTÁRIOS