No passado dia 14 de dezembro, o Bairro da Boavista viu abrirem-se as portas da nova Igreja de São José, há tantos anos esperada, mais ou menos no lugar da capela original.
D. Rui Valério presidiu à cerimónia de Dedicação como Casa de Oração e de Misericórdia e ao ritual de santificação do altar.
Estiveram presentes D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa, o superior provincial da Congregação dos Dehonianos que, há tantos anos, faz missão nesta Paróquia, o Vigário da Vara Padre Nuno Rosário Fernandes, o Pároco Ricardo Freire, e demais sacerdotes, a Câmara Municipal de Lisboa representada pelo vereador Vasco Moreira Rato, a Junta de Freguesia de Benfica representada pelo seu presidente, Ricardo Marques, a PSP, o diretor da Gebalis, e a Associação de Moradores do Bairro da Boavista, entre outros.
Depois da demolição da capela original, construída em 1941, alguma tristeza por parte da população, os anos de espera pelo novo templo e a realidade socioeconómica dos habitantes justificaram um esforço dos responsáveis da Paróquia para integrar uma Igreja nova no espaço de uma comunidade com mais de 80 anos, que culminou na semana da Missão, ocorrida entre 2 e 9 de novembro, altura em que uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima acompanhou as atividades.
No fim desta caminhada, era visível a satisfação dos responsáveis da sociedade civil e eclesial e, sobretudo, a felicidade dos fiéis e moradores do Bairro da Boavista.
Uma reportagem de Inês Jorge Caetano para ouvir aqui:
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.