Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/be16933f25dab31b43d7898c19e6c07e.jpeg
A alegria de uma missão
27/03/2022 21:14 em Paróquia
Editorial
 
Numa tarde de sexta-feira fui contactado pelo presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, a informar que ia sair de Benfica uma equipa com carrinhas e um autocarro para ir à fronteira com a Ucrânia buscar 60 pessoas que procuravam encontrar uma vida diferente e segura, fugindo da guerra e pedindo o estatuto de refugiado.
No mesmo telefonema vem o convite para acompanhar esta caravana humanitária, mas, como não me era possível sair da Paróquia neste momento, infelizmente não fui.
No entanto, ficámos numa retaguarda, acompanhando pela oração, tentando suscitar disponibilidades para o acolhimento, e promovendo esta iniciativa, também dando conta de como ia correndo, divulgando os relatos diários que foram chegando.
Enquanto a equipa fazia, no terreno, cerca de 7 mil quilómetros, entre segunda-feira e sábado, por cá uma grande equipa da Junta de Freguesia foi preparando tudo para acolher bem quem ia chegar, garantindo alojamento e trabalho para todos, integração nas escolas, e todos os meios necessários para recomeçar uma vida dando e ajudando a criar autonomia dos novos vizinhos.
Não consigo colocar-me no lugar destas pessoas, nem sequer imaginar, mesmo vendo todas as imagens que chegam, o que elas terão passado, sofrido e vivido nos últimos tempos. Sei que nos primeiros dias deste ‘resgate’ o sofrimento de cada um manifestava-se em silêncios, olhares pesados e rostos tristes, mas hoje pude testemunhar sorrisos agradecidos e olhares um pouco mais tranquilos, embora com muitas feridas para curar.
Acompanhei o encontro de famílias de acolhimento e famílias acolhidas, e dos dois lados percebi o agradecimento. Por ser ajudado e por poder ajudar. Que Deus ajude a todos.
A Junta de Freguesia vai garantir o acompanhamento, ajuda e proximidade junto de todos, e é de louvar o facto de, com a ajuda de tantos bons corações, estas pessoas terem encontrado um tecto seguro, um trabalho garantido e muitos amigos dispostos a fazer caminho com eles.
Deus mostra-se no amor porque Ele é amor. E mesmo os que podem não acreditar, ao amar, estão a dar Deus. Este tempo difícil tem permitido isso mesmo, mostrar que Deus faz-se presente, mesmo e sobretudo no meio do sofrimento.
Não posso deixar de agradecer a todos os que permitiram que este amor se revelasse, de modo especial ao amigo presidente Ricardo Marques, toda a sua equipa por ele liderada, e a todos os que colaboraram de qualquer modo. E são muitos.
Hoje sinto-me muito feliz por este dia.
Algumas das nossas crianças da Catequese foram entregar desenhos que fizeram para os novos vizinhos, e dos ecos que chegaram a felicidade também foi grande.
Fico grato por poder viver esta experiência, mas também porque a Paróquia se faz presente nesta comunidade procurando chegar a todos. Também assim se vive a nossa missão.
Deus acompanhe e abençoe todos e que a Paz reine na Ucrânia e em todo o mundo.
P. Nuno Rosário Fernandes
 
Foto: Junta de Freguesia de Benfica
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!