A Federação Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde – realizou esta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, a sua Assembleia Geral Eleitoral, destinada à eleição dos novos Órgãos Sociais para o mandato 2026-2030.
A votação decorreu com uma única lista a sufrágio, que foi aprovada pelas instituições federadas, ficando agora os eleitos a aguardar a nomeação formal pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
Na Assembleia Geral, foi eleito novamente como presidente o Cón. Francisco Pereira Crespo (Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo), tendo como secretário Manuel José Monteiro Girão (Centro Social Paroquial de Mafra) e como vogal Maria Lúcia da Costa Rodrigues (Centro Social Paroquial da Póvoa de Santo Adrião).
A Direção continua a ser presidida por José António Petulante Parente (Centro Social Paroquial São João das Lampas), com Antero José Varino Santana Marques (Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo) como vice-presidente. Integram ainda a equipa Ana Cristina Carita Rente Dias Coelho (Centro Social Paroquial de Mafra), como secretária, Luís Manuel de Almeida Bispo (Santa Casa da Misericórdia de Oeiras), como tesoureiro, e Elsa Margarida dos Santos Lopes (Centro Social Paroquial de São Brás), como vogal.
No Conselho Fiscal, foi eleito presidente o Pe. Paulo Jorge Luís Antunes (Centro Social Paroquial de Benedita), secretário Manuel Francisco Sacramento Gouveia Osório de Aragão (Centro Social Paroquial de N.ª Sra. do Amparo de Benfica) e vogal o Diac. Alcino Pinto de Almeida Coelho (Centro Comunitário Paroquial de Famões).
Para os próximos quatro anos, a Direção definiu cinco eixos estratégicos a desenvolver no Plano Estratégico: aprofundar e consolidar a identidade cristã; formação e colaboração no apoio à gestão; proximidade geográfica e rede de apoio; representação institucional; comunicação e divulgação.
A Federação Solicitude nasceu no Patriarcado de Lisboa e reúne Centros Sociais Paroquiais, Misericórdias e outras entidades canónicas ligadas à ação sócio-caritativa, formação, ensino e saúde, com o objetivo de defender e promover os valores cristãos e apoiar estas instituições na sua missão. Foi fundada em 2017, por iniciativa e empenho de D. Manuel Clemente, então Patriarca de Lisboa.
Tendo os seus Estatutos aberta a possibilidade de adesão de instituições de outras dioceses, a Federação assume também, para o próximo mandato, o propósito de partilhar esta experiência de cooperação e apoio com outras realidades eclesiais, contando já com uma instituição da Diocese de Setúbal.