O Patriarcado de Lisboa divulgou, na sua página oficial, que a histórica vinda da relíquia de São Charbel a Portugal motivou um encontro entre o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o Bispo Maronita D. Maroun Nasser El Gemayel, Visitador Apostólico para a Europa Ocidental e Setentrional. A audiência teve lugar na manhã desta quinta-feira, 4 de Dezembro, na Casa Patriarcal, em Moscavide.
O encontro decorreu no âmbito da presença em Portugal da relíquia de São Charbel, monge libanês que é o santo de maior devoção do povo libanês. Entre os temas abordados pelos dois prelados esteve também a recente visita do Papa Leão XIV ao Líbano.
Da parte da Igreja Católica, estiveram ainda presentes o Padre Ricardo Figueiredo, diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, e o Padre Tiago Melo, pároco de São Paulo. Este marcou o segundo encontro entre D. Rui Valério e D. Maroun Nasser El Gemayel, de 74 anos, após o realizado em Outubro do ano passado.
Relíquia de São Charbel chega pela primeira vez a Portugal
Esta é a primeira vez que a relíquia de São Charbel visita Portugal, num momento considerado histórico para a comunidade maronita e para os inúmeros devotos do santo libanês. A chegada será assinalada com a inauguração oficial da recentemente constituída Associação São Charbel Connosco, acompanhada por uma celebração especial da Divina Liturgia.
A cerimónia terá lugar no próximo sábado, 6 de Dezembro, às 16h00, na Igreja de São Paulo, no Cais do Sodré, em Lisboa. A celebração será presidida pelo Visitador Apostólico para os Maronitas na Europa, D. Maroun Nasser El Gemayel, e contará com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
Após a celebração religiosa, terá lugar uma receção no salão paroquial.