O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir à Missa de Sufrágio pelos Patriarcas, Bispos, Padres e Diáconos defuntos do Patriarcado de Lisboa, no próximo dia 3 de Novembro de 2025 (segunda-feira), às 12h00, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
A celebração insere-se na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, que este ano coincide com o domingo, 2 de Novembro. Por esse motivo, a Missa de sufrágio pelo clero da diocese será realizada no dia seguinte, conforme indica uma carta da Vigararia Geral do Patriarcado enviada aos colaboradores da Cúria Diocesana.
Na carta, sublinha-se que esta celebração constitui “uma romagem de saudade, marcada pela esperança da Vida eterna que nos anima, porque somos peregrinos na Esperança”. O texto acrescenta ainda que este momento de oração pretende renovar o compromisso de “deixar-nos guiar pelo Espírito para sermos uma Igreja missionária, capaz de escutar, anunciar e convidar à conversão”.
A Missa de Sufrágio é aberta à participação de todos os fiéis, que são convidados a unir-se em oração pelos Patriarcas, Bispos, Padres e Diáconos que serviram a Diocese de Lisboa ao longo dos séculos.