O Patriarcado de Lisboa vai realizar no próximo dia 13 de Setembro o “Jubileu Compromisso com a Cidade”, iniciativa integrada no Ano Santo que a Igreja Católica está a celebrar, reunindo representantes da política, da Justiça, das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
O encontro tem início às 15h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contará com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, bem como do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outras autoridades civis e religiosas, informou hoje, quarta-feira, dia 3 de Setembro, o Patriarcado.
O programa encerra-se às 19h00, com a celebração da Missa na igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também na capital.
Na introdução ao Programa Pastoral e Calendário Diocesano 2025/2026, o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, sublinhou a importância deste tempo jubilar, destacando que “o tempo de preparação e os gestos celebrativos do Jubileu são ocasião a não desperdiçar”.
O responsável apontou ainda os desafios atuais, como os conflitos armados, as crises económicas e o clima social de imediatismo, defendendo que o mundo precisa de “razões de Esperança”.
O calendário jubilar do Patriarcado prossegue a 11 de Outubro com o Jubileu do Mundo do Trabalho e, de 3 a 9 de Novembro, com o Jubileu da Missão.