O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, emitiu esta sexta-feira uma mensagem de reconhecimento e gratidão pela missão do Núncio Apostólico (representante diplomático da Santa Sé) em Portugal, D. Ivo Scapolo, cuja renúncia foi hoje aceite pelo Papa Leão XIV.
Na nota publicada, D. Rui Valério agradece “todo o empenho com que desempenhou a representação papal”, recordando o papel determinante do Núncio em momentos-chave da vida da Igreja em Portugal. Entre eles, destacou a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, bem como a nomeação do próprio Patriarca e de três novos Bispos Auxiliares para a Diocese de Lisboa.
O Patriarca sublinhou ainda “a proximidade, zelo e dedicação” com que D. Ivo Scapolo exerceu a sua missão diplomática e pastoral, tornando visível “a comunhão com o Papa” através da presença nas principais celebrações litúrgicas e acontecimentos diocesanos.
“Damos graças a Deus pela sua missão entre nós”, conclui a mensagem, num tom de reconhecimento e comunhão, marcando o fim de um importante capítulo na representação da Santa Sé em Portugal.