O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, presidiu hoje, em Fátima, no final das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária, à Oração de Consagração do pontificado do Papa Leão XIV a Nossa Senhora.
Durante a celebração, expressou o desejo de acolher em breve o novo Papa no recinto mariano.
“Enquanto esperamos a presença do novo sucessor de Pedro, para orar connosco em Fátima, pedimo-Vos que o acolhais e acompanheis com solicitude materna”, proclamou D. José Ornelas, dirigindo-se a Nossa Senhora.
Pediu ainda que Leão XIV, inspirado pela mensagem de Fátima, possa “continuar a lançar ao mundo o urgente grito da paz”.
O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa rogou também pelo “dom do discernimento” para o Papa, para que saiba “identificar e continuar os caminhos da renovação da Igreja”, e pela coragem para seguir “os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo”.
D. Ornelas recordou a importância da Mensagem de Fátima para a figura do Papa, sublinhando que esta pôs em relevo “o Ministério do Papa, o Homem vestido de branco”.
O presidente da CEP destacou ainda a longa tradição de peregrinação dos Papas ao santuário mariano português. “Quatro dos últimos Papas (Paulo VI (1967), São João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017, 2023) fizeram-se peregrinos do Vosso Santuário. Está bem viva na nossa memória a presença do Papa Francisco que aqui nos recordou que ‘Temos Mãe!”, concluiu.
A cerimónia reuniu milhares de fiéis no recinto do Santuário de Fátima, num ambiente de oração e esperança pelo novo pontificado.