Começam hoje à noite, em Fátima, as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Maio, que assinala a aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 1917.
A presidir, estará o cardeal brasileiro D. Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre, vindo de Roma, onde participou no Conclave que elegeu o Papa Leão XIV, na passada quinta-feira, dia 8.
Trata-se da primeira grande peregrinação de 2025 à Cova da Iria, onde são esperados largos milhares de fiéis, vindos dos cincos continentes.
“Esperamos por vós. Venham, porque Maria quer acolher-vos de braços abertos”, apelou o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, num vídeo partilhado nas redes sociais.
Hoje à noite, realiza-se a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguida da tradicional Procissão das Velas e Celebração da Palavra, no recinto de Oração.
Amanhã, depois de um programa específico proposto para a madrugada, as celebrações centrais começam também na Capelinha das Aparições com a recitação do Rosário, pelas 9h00. Segue-se a Missa Internacional Aniversária, que inclui a sempre emotiva bênção aos doentes e termina com o agitar de milhares de lenços brancos na Procissão do Adeus.
Durante dois dias Fátima vai ser mais uma vez o Altar da Fé do Mundo.