A Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou hoje, sexta-feira, 9 de Maio, a agenda oficial do início do pontificado de Leão XIV, eleito Papa ontem, quinta-feira, após dois dias de Conclave. A missa solene de inauguração do pontificado acontecerá no próximo dia 18 de Maio, às 10h00 locais (09h00 em Lisboa), na Praça de São Pedro.
Durante a celebração, todos os cardeais presentes — incluindo os que não participaram do Conclave — realizarão o tradicional ato público de obediência ao novo pontífice, reforçando o caráter universal do Colégio Cardinalício.
A agenda divulgada inclui compromissos significativos já neste fim de semana. Amanhã, sábado,dia 10, Leão XIV terá uma audiência com os cardeais, e no domingo, dia 11, vai encontar-se com os fiéis para a recitação do Regina Coeli, ao meio-dia (11h00 em Lisboa), a partir da janela central da Basílica de São Pedro.
Na segunda-feira, dia 12, o Papa receberá jornalistas de todo o mundo no Auditório Paulo VI, às 10h00 locais. Ao longo do mês de Maio, estão programadas ainda a tomada de posse de importantes basílicas romanas:
20 de Maio: Basílica de São Paulo Fora dos Muros
25 de Maio: Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São João de Latrão (cátedra do bispo de Roma)
Na sexta-feira, 16 de Maio, o novo Papa encontar-se-á com o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé. A primeira audiência geral do seu pontificado está marcada para 21 de Maio.
Já no dia 24 de Maio, Leão XIV receberá os membros da Cúria Romana e os funcionários do Estado da Cidade do Vaticano, encerrando o ciclo inicial de compromissos oficiais.
Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, é o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica. Aos 69 anos, traz ao pontificado uma trajetória marcada pela missão no Peru e pela liderança como superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
____________
*com Vatican News