O funeral do Papa Francisco terá lugar no próximo sábado, 26 de abril de 2025, às 10h00 (hora local), no sagrado (o recinto exterior) da Basílica de São Pedro , no Vaticano. A celebração marca o início dos Novendiali, os nove dias consecutivos de luto e oração que se seguem ao falecimento de um Papa, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.
A Missa exequial será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, informou o Gabinete das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Após a Eucaristia, terão lugar os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, cerimónias solenes de despedida. Em seguida, o féretro do Papa Francisco será transportado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.
A cerimónia deverá contar com a presença de numerosos chefes de Estado e de Governo, que já manifestaram a sua intenção de participar nas exéquias do Pontífice argentino, que liderou a Igreja Católica desde 2013.