A Santa Sé informou esta sexta-feira que o Papa Francisco continua a apresentar progressos na recuperação, mantendo-se o seu estado de saúde estável. No entanto, a participação do Santo Padre nas celebrações da Semana Santa permanece em aberto.
Segundo a atualização divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, o Papa encontra-se em convalescença regular, com melhorias visíveis a nível motor, respiratório e vocal. De acordo com o Vatican News, o Santo Padre já não necessita de oxigenação prolongada e os fluxos elevados, anteriormente utilizados, são agora residuais e aplicados apenas para fins terapêuticos. As análises laboratoriais também apresentam resultados positivos.
A Semana Santa tem início este domingo, com a celebração do Domingo de Ramos. A Missa será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais, em representação do Papa.
O Vaticano sublinha que a eventual presença de Francisco nos restantes ritos da Semana Santa “ainda não está confirmada” e dependerá também das condições climáticas nos próximos dias.
Nos últimos dias, o Papa recebeu visitas de membros da Secretaria de Estado, superiores da Cúria Romana e prefeitos de vários dicastérios. Na quinta-feira, deslocou-se à Basílica de São Pedro para rezar junto ao túmulo de São Pio X, num momento descrito pela Santa Sé como parte de um passeio prolongado de Francisco.