Como anunciado ontem, o Papa Francisco recebeu neste domingo, 23 de Março, alta do Hospital Gemelli, em Roma, 38 dias depois do seu internamento, na sequência de uma infecção respiratória.
“Obrigado a todos”! Estas foram as primeiras palavras do Santo Padre ao deixar a unidade de saúde, dirigidas às centenas de fiéis que aguardavam a sua saída.
Depois, Francisco seguiu para a Casa Santa Marta, a sua residência no Vaticano. No trajeto, o Papa fez uma paragem na Basílica de Santa Maria Maior, onde se costuma deslocar antes e depois das viagens internacionais, para venerar o ícone da ‘Salus Populi Romani’, da Virgem Maria, de que é devoto, tendo ali sido depositado uma ramo de flores amarelas, num gesto de gratidão pela sua recuperação, refere a comunicação do Vaticano.
Como explicou ontem, sábado, o cirurgião Sergio Alfari, que coordenou a equipa que tratou o Papa no Hospital Gemelli, Francisco deixa o hospital sem “pneumonia bilateral”, ainda que vá precisar de tempo para eliminar completamente todas as infeções polimicrobianas.
“É muito importante seguir a recomendação de um período de descanso, em convalescença, de pelo menos dois meses”, declarou Alfari. A alta de Francisco foi recebida com alegria pelos católicos de todo o mundo. O retorno do Sumo Pontífice ao Vaticano marca um momento de esperança e continuidade de seu ministério, reforçando sua mensagem de fé, paciência e paz.
Bem-vindo de volta, Santo Padre!
Fotos - Vatican Media