No próximo domingo, dia 23 de Março, Lisboa será palco de um dos eventos religiosos mais marcantes da Quaresma.
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, irá conceder a bênção à cidade utilizando o Santo Lenho, uma relíquia da Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado. O momento solene ocorrerá no encerramento da Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça, uma tradição que remonta ao século XVI.
De acordo com uma nota publicada no site do Patriarcado, a celebração terá início às 14h30, na Igreja de São Roque, no Bairro Alto, com a recitação do Terço. Segue-se, às 15h00, o início da procissão em direção à Igreja da Graça, atravessando várias ruas da cidade e fazendo paragens simbólicas em sete locais: Igreja de São Roque, Igreja da Encarnação, Igreja de São Domingos, Ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho (Rua dos Cavaleiros), Casa de São João de Brito (Santo André) e, por fim, a Igreja da Graça.
Organizada pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, esta procissão tem sido realizada ininterruptamente desde 1587 e é considerada a mais antiga tradição religiosa de Lisboa.
“Convidamos todos a percorrer este caminho de fé, do pretório até ao Calvário, naquela que é a mais importante manifestação quaresmal do Patriarcado de Lisboa”, destaca a organização.
O evento culminará com a celebração da Missa, presidida por D. Rui Valério, na Igreja da Graça, reforçando o caráter solene e espiritual desta tradição secular.
Foto - Patriarcado