Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/b99d67793256cfbddec44e4649f86e9f.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/c347996ee91e763a0f420233f3dd48ff.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/9477c8e2e424ca111ea91332c39628c5.png
Jubileu da Comunicação promove mensagem de esperança e verdade
Publicado em 24/01/2025 23:57
Vaticano

O Jubileu do Mundo da Comunicação foi inaugurado na Basílica de São João de Latrão, em Roma, esta sexta-feira, 24 de janeiro, com uma celebração dedicada à memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A cerimónia, presidida pelo cardeal Baldo Reina, vigário geral do Papa para a diocese de Roma, destacou o exemplo de Jesus na promoção de uma “comunicação suave, que colabora com a verdade.

A celebração, que incluiu uma liturgia penitencial orientada pelo padre Giulio Albanese, sublinhou o apelo do Papa Francisco a desarmar a comunicação, promovendo uma prática que rejeite julgamentos precipitados e reconheça a dignidade humana. A partir do Evangelho da mulher adúltera que não foi julgada nem condenada por Jesus, o cardeal Reina reforçou a importância de não definir as pessoas pelos erros cometidos, apontando para as palavras de Jesus: “Quem de vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”

Durante a liturgia, foi apresentada uma relíquia do coração de São Francisco de Sales, trazida a Roma de forma excecional. A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, também referida durante a celebração, apelou a uma comunicação que promova a esperança e a paz, rejeitando narrativas que fomentem divisões e conflitos.

Na liturgia penitencial onde houve tempo para confissões, o Padre Giulio Albanese lembrou que o mundo da comunicação é “terra de missão” e apelou a uma prática comunicativa que reflita a caridade divina e o compromisso com a verdade. Este Jubileu, segundo o prelado, é uma oportunidade para os profissionais dos media renovarem o seu compromisso com os valores cristãos e a construção de um mundo mais solidário.

O Jubileu da Comunicação, marcado pela reflexão, oração e apelo à conversão, convida todos os comunicadores a seguirem o exemplo de Jesus, abraçando uma comunicação pautada pela verdade, pela esperança e pelo respeito à dignidade humana.

Pe. Nuno Rosário Fernandes, em Roma

Legenda: Reliquia de São Francisco de Sales esteve excepcionalmente em Roma para o Jubileu do Mundo da Comunicação

 

 

 

 

Comentários