Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/be16933f25dab31b43d7898c19e6c07e.jpeg
Patriarca vai receber do Papa Francisco o Pálio de Metropolita
27/06/2024 12:23 em Vaticano

O Patriarca de Lisboa vai receber, das mãos do Papa Francisco, o Pálio de Metropolita, durante uma celebração no Vaticano, na manhã deste sábado, dia 29 de junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, apóstolos, com transmissão em direto na Rádio Amparo.

Segundo informa o Patriarcado de Lisboa, a Santa Sé revelou hoje que o Papa vai entregar o pálio a 42 arcebispos metropolitas dos cinco continentes, incluindo D. Rui Valério. A Missa vai ter lugar neste sábado, a partir 9h30, hora de Roma (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

Os pálios, insígnia litúrgica de honra e jurisdição e símbolo da comunhão com a Igreja de Roma, vão ficar desde a noite anterior junto do túmulo do apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, e são depois transportados durante a celebração para junto de Francisco, que os abençoa e entrega a cada arcebispo, no final da Missa. 

Após a bênção dos pálios, os metropolitas nomeados nos últimos 12 meses proferem juramento, no qual cada um se compromete a ser “sempre fiel e obediente” ao “bem-aventurado Pedro apóstolo”, à “santa, apostólica Igreja de Roma”, ao Papa e seus “legítimos sucessores”.

Esta insígnia é feita com a lã de cordeiros brancos e simboliza o Bom Pastor que leva nos ombros o cordeiro até dar a sua própria vida, como recordam as cruzes negras bordadas.

O Pálio de Metropolita vai, depois, ser imposto ao Patriarca Lisboa pelo Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, no Mosteiro dos Jerónimos, no dia 21 de julho, Domingo, às 16h00.  Será no início da celebração da Ordenação Episcopal de D. Nuno Isidro e de D. Alexandre Palma, novos Bispos Auxiliares de Lisboa, refere o Patriarcado de Lisboa.

 

Redação com Patriarcado de Lisboa

COMENTÁRIOS