Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/b99d67793256cfbddec44e4649f86e9f.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/c347996ee91e763a0f420233f3dd48ff.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/9477c8e2e424ca111ea91332c39628c5.png
“A esperança nasce quando sei que não estou só” — Patriarca de Lisboa no Bairro da Boavista
D. Rui Valério presidiu à oração do Terço na Semana Jubilar da Esperança, que decorre no Bairro da Boavista, promovida pela Vigararia Lisboa V
Por Nuno Rosário Fernandes
Publicado em 04/11/2025 23:24 • Atualizado 05/11/2025 11:55
Diocese

A Semana Jubilar que está a decorrer no Bairro da Boavista, promovida pela Vigararia Lisboa V, viveu esta terça-feira o seu terceiro dia de missão, marcado pela oração do Terço na Associação de Reformados e Idosos do Bairro da Boavista, momento que reuniu dezenas de fiéis e contou com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e de alguns membros do executivo da Junta de Freguesia de Benfica.

A oração foi orientada pela Paróquia da Pontinha e teve como figura central a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que está a percorrer o bairro durante toda esta semana missionária.

 

Antes do início da oração, o Patriarca de Lisboa ofereceu terços a todos os presentes, para que cada pessoa pudesse participar plenamente na oração e levasse consigo esse sinal de fé e de união na oração pela paz.

 

Na sua palavra inicial, o Patriarca sublinhou a graça de “ter entre nós a figura de uma pessoa especial, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima”. Na presença de Maria, “todos nós sentimos aquele gelo interior a derreter-se, porque Nossa Senhora é uma figura muito querida, é a nossa Mãe — aquela que nos gera para a fé, que nos contagia com a sua beleza e o seu sorriso”, afirmou.

D. Rui Valério convidou todos os presentes a colocar no coração uma intenção especial: rezar o Terço pela paz, evocando a mensagem de Fátima e recordando os lugares do mundo onde a guerra continua a ferir povos e famílias. “Rezemos pela paz em Gaza, na Ucrânia, na República Centro-Africana e no Sudão — terras onde muitos irmãos vivem o sofrimento por causa da fé”, pediu.

 

Na sua mensagem final, antes da bênção, o Patriarca deixou um apelo à esperança e à perseverança, lembrando que a solidão é muitas vezes o que leva as pessoas a desistirem da vida. Inspirando-se na experiência dos migrantes portugueses dos anos 60 e nos discípulos de Emaús, D. Rui Valério afirmou: “A esperança nasce quando eu sei que há alguém que caminha comigo. E Nossa Senhora está na tua vida, está contigo. Por isso, continua a caminhar, a viver, a gostar de viver — porque não estás só.”

 

Sublinhando o sentido desta Semana Jubilar como uma Semana de Missão, o Patriarca acrescentou que evangelizar começa por esta descoberta: “A missão é tu descobrires que Jesus está contigo e dizeres aos outros que eles não estão sozinhos. Isto mete fogo no coração e dá-nos ânimo para continuarmos a estrada da santidade e da vida.”

 

A oração do Terço continua esta quarta-feira sob orientação da Paróquia de São Vicente de Paulo, do Bairro da Serafina, e na quinta-feira pela Paróquia de Benfica.

Na sexta-feira, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorrerá as ruas do bairro em procissão de velas, num momento de forte expressão de fé e comunhão.

 

A Semana Missionária culminará no sábado com a Festa da Missão, um tempo de alegria e celebração animado pelos jovens da Vigararia Lisboa V.

Esta Missão Jubilar, promovida pela Vigararia Lisboa V, tem como objetivo preparar a comunidade do Bairro da Boavista para um momento marcante: a dedicação da nova igreja do bairro, que terá lugar no próximo dia 14 de dezembro.

Comentários