O Papa Leão XIV nomeou hoje o Padre Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes, C.S.Sp., originário da Paróquia de Benfica, em Lisboa, como novo Bispo de Portalegre-Castelo Branco, aceitando simultaneamente a renúncia de D. Antonino Eugénio Fernandes Dias ao governo pastoral da Dioces
Até agora Presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social Anima Una, o novo bispo pertence à Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) e conta com uma vasta experiência missionária e formativa em Portugal e em África.
A Conferência Episcopal Portuguesa congratulou-se com a nomeação do Padre Pedro Fernandes, manifestando o desejo de que o seu ministério pastoral junto do povo de Deus em Portalegre-Castelo Branco seja fecundo e inspirado pelo dinamismo missionário e sinodal da Igreja. A presença do novo prelado nos organismos da Conferência Episcopal — sublinha a nota — “contribuirá certamente para a renovação da Igreja em Portugal”.
Enquanto aguarda a tomada de posse canónica do novo bispo, D. Antonino Dias permanecerá como Administrador Apostólico da Diocese.
O Padre Pedro Fernandes, nascido a 22 de junho de 1969, cresceu na Paróquia de Benfica, onde deu os primeiros passos da sua fé. Fez o percurso de formação teológica em Lisboa e em Paris, tendo sido ordenado sacerdote em 21 de julho de 1996. Missionário espiritano em Moçambique durante mais de uma década, destacou-se pela fundação da missão de São José de Itoculo e pela coordenação pastoral na Diocese de Nacala.
Em Portugal, foi Superior Provincial dos Espiritanos (2018-2024), Vice-Presidente da CIRP, e desempenhou várias funções de formação e docência, nomeadamente como professor de Teologia da Missão.
A nomeação de um filho da Paróquia de Benfica para o episcopado é motivo de alegria e gratidão para toda a comunidade paroquial, que vê um dos seus membros chamado a servir a Igreja em Portugal com o coração missionário que caracteriza os Espiritanos.