O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, dirigiu uma carta ao clero e às comunidades cristãs da Diocese a propósito da Jornada de Oração e Jejum pela Paz, que será assinalada amanhã, sexta-feira, 22 de Agosto, pedida pelo Papa Leão XIV.
Na sua mensagem, o Patriarca recorda que esta iniciativa, marcada para a memória litúrgica de Santa Maria, Rainha, tem como objetivo suplicar a Deus “paz e justiça e que enxugue as lágrimas de quantos sofrem devido aos conflitos armados em curso”, conforme apelou o Santo Padre na audiência geral de 20 de Agosto.
D. Rui Valério pede que em todas as Missas e momentos de oração, litúrgicos ou não, seja feita uma especial menção a esta intenção, sublinhando ainda a importância da oração em família. Aos párocos e sacerdotes, solicita que mobilizem todos os meios ao seu alcance para divulgar e incentivar a participação dos fiéis nesta jornada.
O Patriarca recorda que a convocação ocorre oito dias após a celebração da Assunção de Nossa Senhora, e sublinha que “a paz é dom de Deus”, que deve ser pedida para além das estratégias humanas e negociações diplomáticas. Citando a oração da Missa dedicada a Maria, Rainha da Paz, afirma o desejo de que “o Senhor conceda aos nossos tempos a desejada tranquilidade, para constituirmos uma só família na paz e vivermos em caridade fraterna”.