O novo Centro Social e Paroquial de Barcarena foi inaugurado ontem, domingo, 6 de Julho, numa cerimónia marcada pela presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que presidiu à Eucaristia e abençoou o edifício. A obra, com um investimento superior a cinco milhões de euros, foi maioritariamente financiada pela Câmara Municipal de Oeiras e conta com valências para todas as idades, desde creche até atividades para idosos.
De acordo com uma nota publicada pelo Patriarcado de Lisboa, durante a celebração, D. Rui Valério destacou o novo centro como um “gesto concreto da esperança cristã” e uma “homenagem à dignidade do ser humano”, evocando gratidão, memória e esperança como palavras-chave da sua mensagem. O Patriarca sublinhou ainda o papel formativo e familiar do espaço, e a sua importância enquanto sinal de compromisso social da Igreja. É “uma resposta concreta às necessidades das famílias, das crianças e dos idosos”, realçou, ainda, D. Rui Valério.
O Patriarca, afirmou, a concluir, que a inauguração é um sinal de esperança, associando-a simbolicamente ao Ano Jubilar proclamado pelo Papa Francisco. “Em cada uma das salas encontramos aqueles que serão os protagonistas do amanhã. Isso é o gesto concreto da esperança”, frisou.
Também o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, visivelmente emocionado, enalteceu o papel das paróquias no apoio às comunidades, reforçando a cooperação entre Estado e Igreja. “Sinto o meu coração cheio. Não é possível ficar indiferente a uma obra como esta, tendo em conta os seus destinatários”, disse o autarca, que sublinhou o papel social das paróquias no concelho, realçando que “a relação entre a Câmara e as diferentes paróquias ao nível do apoio à infância e à terceira idade é notável”.
Por seu turno, o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Barcarena, Diácono Carlos Borges, congratulou-se com a realização de um sonho antigo. “Aqui, as crianças encontrarão um espaço para aprender e brincar, os jovens um ponto de encontro, os adultos um centro de formação e os idosos um ambiente de convívio e apoio”, realçou. E terminou lançando um novo apelo à Câmara Municipal, “o de construir, em frente a este edifício, um novo centro de dia, adequado e moderno, para cuidar dos nossos idosos com dignidade”.
O novo edifício tem capacidade para acolher cerca de 200 crianças em creche, pré-escolar e atividades de tempos livres, e inclui cozinha central, refeitório e áreas de apoio.
__________
Texto de Inês Jorge Caetano