O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, defendeu no início da 211.ª Assembleia Plenária da CEP, que “é urgente restabelecer a confiança dos cidadãos nas instituições”, num momento em que o país se prepara para eleições legislativas antecipadas, marcadas para 18 de Maio.
“Chegou a hora de os partidos políticos assumirem, de forma honesta, clara e inequívoca, que é urgente restabelecer a confiança dos cidadãos nas instituições, agir com ética e responsabilidade e promover um diálogo construtivo entre os diferentes agentes políticos e as forças vivas da sociedade”, afirmou D. José Ornelas, também bispo de Leiria-Fátima.
Num discurso marcado pela atualidade política e social, o responsável destacou a importância de um debate pré-eleitoral centrado nos problemas reais da população e apelou à participação democrática, num ano que assinala o 50.º aniversário das primeiras eleições livres em Portugal. “Que nenhum cidadão deixe de votar nos atos eleitorais que se aproximam”, exortou.
O presidente da CEP alertou ainda para as dificuldades agravadas pela instabilidade política, nomeadamente para os mais vulneráveis, citando um estudo da Cáritas Portuguesa que denuncia o aumento de situações extremas de exclusão social e o retrocesso em áreas essenciais como alimentação, habitação e saúde mental.
D. José Ornelas referiu-se também ao caminho de reforma iniciado pelo Papa Francisco, afirmando que “precisa de ser continuado”, e abordou o processo de compensações às vítimas de abuso no seio da Igreja.
A 211.ª Assembleia Plenária da CEP decorre em Fátima até 1 de Maio.
______
*com agência Ecclesia